11905780_10153200984926799_5702884925448527007_n.jpg

Olá.

Bem-vindos ao meu blog. Aqui partilho diariamente o meu estilo de vida saudável, lifestyle pessoal, as minhas aventuras na cozinha, o que gosto e tudo o que me motiva. 

Sim, os óleos dão-te uma pele cintilante. Sem borbulhas, nem oleosidade!

Sim, os óleos dão-te uma pele cintilante. Sem borbulhas, nem oleosidade!

Aqui estou eu, para continuar a conversa do outro dia sobre o maravilhoso mundo da aromaterapia.

 

De forma geral aplico óleos tanto no couro cabelo como no rosto. Fui experimentando possíveis combinações de forma curiosa e, acabei por comprovar a eficácia de todos elas. A pele ganhou mais qualidade, brilho natural, ficou mais lisa, firme e com menos linhas. No que toca ao cabelo, o aparecimento de muitos cabelinhos novos conquistou-me. Em vésperas de lavar o cabelo, lá estou eu antes de ir dormir a massajar o couro cabeludo, com uma mistura feita de óleo de alecrim, óleo de abacate e de coco. Fica a ideia!

 

Mas aqui estão várias razões pelas quais fiquei viciada em óleos:

- As moléculas mais pequenas dos óleos (refiro-me aos óleos de jojoba, uva, rosa, etc) conseguem penetrar mais profundamente na pele alimentando-a. Os cremes não. 

- A pele gosta de óleo porque é parte constituinte da mesma.

- Os óleos ajudam a protege-la da perda de água, hidratando-a. Nutrientes que conferem firmeza, como é o caso dos óleos gordos (oleico e linoleico) e da vitamina E ajudam na sua elasticidade.

- O uso de óleos puros no rosto "afasta-te" dos emulsionantes químicos que fazem parte da composição de muitos cremes e loções.

 

4 bons exemplos e recomendações:

 

1. Óleo de noite detox, da nova linha VINE[ACTIV] da Caudalie.

Regenera, ajuda a eliminar toxinas e funciona como desfatigante cutâneo. Com óleos de uva e de rosa mosqueta, óleos essenciais de neroli, lavanda, cenoura, madeira de sândalo branco e óleo de folha de laranjeira amarga. Rico em ómega 6 e em vitamina E. Uma bomba (das boas) de nutrição e de reparação.

 

2. Óleo de Alecrim

Os benefícios do óleo de alecrim vão desde a hidratação da pele até o desenvolvimento de colagénio, passando pelo auxílio na luta contra os radicais livres que danificam a pele. Ele é uma boa fonte de ferro, cálcio e vitamina B6, que mantém os níveis de colagénio.

Também é uma fonte rica de manganês, um mineral que ajuda a minimizar as rugas e a proteger a saúde da pele. Ajuda a estimular a renovação celular e melhora a circulação da pele.

No couro cabeludo é bom para regenerar, tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo.

Combina bem com óleos como lavanda, incenso, salva, manjericão, tomilho, citronela, erva-cidreira, camomila e hortelã-pimenta.

 

3. Óleo de Argão

Alta hidratação, antioxidante, restauração do pH natural da pele, regula a oleosidade, reduz imperfeições (como manchinhas e cicatrizes de acne), eficiente contra acne e rugas. Promove a renovação celular. Trata a irritação da pele.

Rico em ácidos gordos (oleico e linoleico), poderosos hidratantes e em vitamina E. Restaura a camada hidrolipídica da pele, deixando-a mais firme e elástica.

 

(A Oshadhi é uma empresa de origem alemã. O nome significa “planta medicinal” em Sânscrito, a antiga língua Indiana. Sou fã desta marca, que infelizmente não se comercializa em Portugal. Encomendo estes óleos de Barcelona.)

 

4. Óleo de Amêndoas

Hidrata e amacia a pele, previne rugas e melhora a elasticidade da pele. É anti-inflamatório e calmante, recupera a oleosidade natural da pele e também hidrata os cabelos profundamente.

O óleo de amêndoas 100% puro é rico em vitamina A, B1, B2, B6 e E, daí ser considerado um poderoso antioxidante.

Para quem é fã de aromaterapia, o óleo de amêndoas é um excelente óleo carreador, utilizado como base para diluição dos óleos essenciais que, sozinhos, são muito concentrados.

Dica! Para ajudar retirar a maquiagem, passa um pouco do óleo no rosto e faz leves massagens. Retira o excesso do óleo com um papel / toalha e em seguida lava o rosto com sabonete.

 

(A marca Neal's Yard Remedies já é bastante velhota. Marca inglesa, que nasceu no centro de Londres em meados de 81. Mais uma marca que adoro e que encomendo online.)

Bali. Food is Love.

Bali. Food is Love.

Salva branca. O que é? Para que serve?

Salva branca. O que é? Para que serve?